Wednesday, June 24, 2015

Atividade Artística - Farol!

Em nossa unidade dos estados do sudeste do país, enquanto "visitávamos"o Estado do Alabama, uma das atividades foi construir um farol.
Mas antes de contruir o farol, aprendemos sobre o Estado, localizando-o no mapa do Estados Unidos, procurando a capital no atlas goegráfico. Aprendemos também sobre o pássaro do estado, o animal....
Essa atividade pode ser feita quando estudando alguns estados do Brasil como por exemplo: Amapá, Maranhão, Rio Grande de Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina entre outros.

Nós utilizamos recipientes plasticos, copos plásticos e copo de papel p montr a estrutura do farol e papel colorido para decorar:

Deposi de aderir com fita adesiva os diferentes tamanhos de recipientes plásticos, pintamos tudo com tinta branca.


Colando as janelas:


O telhado:

E obviamente não podia faltar a luz do farol:


Projeto pronto e a Ervilhinha feliz da vida e orgulhosa do trabalho todo!


Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Monday, June 22, 2015

Aulas de Natação!

Nós decidimos que nesse verão a Ervilhinha deveria fazer algum tipo de atividade física, então fui à procura de algo divertido e que fosse dentro dos nosso limites financeiros. Achei uma escola de natação e desde então a Ervilhinha têm se divertido bastante.

Ela está no primeiro nível das aulas, poir não tem muita experiência com água, mas está progredindo rapidamente. Nesse primeiro nível ela está aprendendo  a se sentir confiante e relaxada na água, aprendendo à sair da piscina e o objetivo principal até o final das sessões de verão é que ela se sinta confortável o suficiente para imergir o corpo completamente na água.



Há duas semanas atrás ela pediu permissão para entrar na piscina e isso era um dos requerimentos da professora, estamos bem orgulhosos do progresso dela!

Alguma atividade que seus pequeninos estejam participando? Divida conosco, gostaríamos de ouvir de vocês!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Friday, June 19, 2015

Plantando Flores!!

Eu amo jardinagem, amo plantar flores, legumes e verduras... não que eu seja profissional no ramo, mas o pouco que aprendi através de pesquisas que fiz, tento ensinar para a Ervilhinha.

Nós fomos em uma loja escolher as flores, e a Ervilhinha ficou impressionada com a variedade de flores que havia para ela escolher, aí surgiu uma oportunidade para ensinar à ela o quão generoso e amoroso o nosso criador é, poderia ter apenas nos dado um tipo de flor, mas por ter tanto amor por nós nos deu uma variedade de flores, plantas, animais... Adorei a oportunidade para estimular apreciação e fazer com ela se achegue à Jeová nosso Deus.

Um dos meus objetivos é poder ensinar a Ervilhinha que se quizermos podemos aprender sobre o que gostamos e o que precisamos, basta apenas nos esforçarmos e nos dedicarmos. Hoje em dia temos acesso à muita informação online e podemos usar isso para nosso benefício.

Deposi que ela escolheu as flores que queria, voltamos para casa e o Papai a ajudo a plantar as flores.


Em seguida, a parte mais deivertida - molhar as lindas flores.


E você, alguma experiência divertida com seus pequenos plantando que gostaria de dividir conosco? Gostaríamos de ouvir de você!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Wednesday, June 17, 2015

Bullying - como posso ajudar meu filho?

Incrível como os problemas que nossas crianças enfrentam hoje em dia aumentaram, comparado com os problemas que nossa geração tinha que lidar na mesma idade. 
As famílias que optam pelo Homeschooling não enfrentam esse problema diretamente mas não quer dizer que nossas crianças estarão completamente livres desse problema, visto que muitas fazem atividades extras e podem ser expostas ao Bullying também. 

Em 8 de Maio, postei um artigo com a colaboração de uma Psicopedagoga e hoje nossa parceria vai abordar um pouco mais a fundo o problema do Bullying. Por Marília Emmedörfer:

Bullying é um anglicismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angustia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. (Wikipédia)

Muito se fala sobre “Bullyng”. Um problema universal, que traumatiza a cada dia novas crianças.
Mas como conviver com ele?

Acredito que apesar de todo esforço no combate e na conscientização, precisamos nos mobilizar para preparar as crianças a recebê-lo e entender que mudar essa cultura deve levar mais tempo que imaginamos.

Por várias gerações o Bullying sempre existiu. Certamente nossos avós, pais e agora nós, tivemos que aprender a conviver e “ sobreviver” a esse problema humano e social.

Amadurecer a questão, orientando as crianças a como viver com ela, valorizando a auto estima, a ideia do “eu me conheço”, “sei quem sou”, com uma postura segura é uma das melhores formas de eliminar este problema.

Muitas vezes o Bullyng acontece de forma espontânea, pois o agressor também já pode ter sido uma vítima, e sem o suporte emocional adequado, de vítima naturalmente passa a ser vilão.

Há muitos anos convivemos com Bullying de uma maneira ignorante e ignorada. Nunca entendemos certo o que era, pois só conhecíamos a educação rígida, com as repreensões e intimidações de nossos pais e professores.

O tratamento do Bullyng  precisa ser orientado por profissional capacitado.

O Coaching educacional vai tratar este problema e orientar a criança tanto no caminho do agressor como no do agredido

Marília Emmendörfer

Caso tenha interesse em obter maiores informações entrem em contato com Marília Emmendörfer no seguinte endereço de e-mail: mariliaepsico@gmail.com.

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki




Monday, June 15, 2015

Fim do Jardim de Infância e Férias de Verão!!!

Wow... parece que foi ontem que fomos na frente de casa tirar as fotos do primeiro dia do Jardim de Infância e num piscar de olhos já estamos de férias de novo!

Caso você não saiba o ano escolar aqui começe am Agosto/Setembro e vai até Junho, ou seja a Ervilhinha acabou o Jardim de Infância 2014-2015. Foi um ano escolar muito divertido e bem informativo, tanto a Ervilhinha como eu aprendemos muitas coisas.

Eu, especialmente, aprendi bastante sobre administração tanto de tempo, como financeira e de vários aspectos do Homeschooling em geral. Minha cabeça está borbulhando com idéias para o novo ano escolar, mas tô tentando descansar um pouco, pois foi um ano bem corrido!

Estamos de férias mas vamos continuar dividindo um tanto de coisas que fizemos no Jardim de Infância que ainda não tive tempo de postar aqui e as atividades divertidas que faremos no verão, então não esqueça de continuar nos visitando!

Por hoje, vejam a Ervilhinha orgulhosa de ter completado o Jardim de Infância!


O diploma eu baixei online e apenas adicionei o nome dela!

Como você e seus pequenos aproveitaram suas férias de verão? Gostaríamos de ouvir de vocês também!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Tuesday, June 9, 2015

Mesclando com Giz Pastel de Óleo!

Em nossas aulas de Educação Artística faço questão que a Ervilhinha experimente diferentes materias e diferentes técnicas também. Hoje, vou mostrar para vocês uma das formas que se pode utilizar o giz pastel de óleo - técnica de mesclar!

O que você precisa? Giz pastel de óleo, lápis HB, papel para desenhar e papel toalha ou guardanapo.


Escolha um desenho que você deseje colorir e com traços bem leves desenho-o no papel branco. Nós escolhemos desenhar uma flor bem grande.


Em seguida, com uma cor escura desenhe o centro (depende da flor que você desenhou), nós tentamos desenhar um gira-sol. 


Agora, vem a parte divertida de trabalhar com óleo pastéis. Começe  a dar cor às pétalas, nós usamos amarelo na parte exterior e gradualmente usamos cores mais "quentes", ou fortes no interior de cada pétala. 


Daí, aplicamos um pouco de branco na parte mais externa e esfregue seu dedo para dar o efeito mesclado das cores.
 




No video acima você pode perceber que usei uma outra camada de amarelo sobre todas as cores, veja agora o projeto finalizado:


Lembre-se de usar o papel toalha ou guardanapo para manter a ponta do giz pastel de óleo sempre limpa:



Considerando que foi nossa primeira tentativa, eu acho que  até nos saímos bem!!


A Ervilhinha desenhou também grama e um lindo céu azul!! (foto acima)

Agora é sua vez, tente desenhar e colorir com óleo pastel, a diversão é garantida!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!


Vanessa Z. Pawlicki




Tuesday, June 2, 2015

Sanduíche de Frango!!!

Há dias que o frango precisa de um toque especial, ou precisamos de um prato que seja rápido e fácil de preparar, então aqui lhes mostro o que faço às vezes! Um delicioso sanduíche de frango!!!


Bem simples e fácil de fazer! Em pão de hamburguer, eu prefiro os que têm gergelim, acrescente a maionese, o espinafre e a arúgula.


Corte o frango em camadas finas, e leve ao fogo médio e doure o frango em azeite de oliva.


Queijo mozzarella, fatias de tomate e orégano.


Agora, coloque essa delícia no pão preparado antes e chame a galera para se deliciar!



Você tem algum outro ingrediente interessante para acrescentar? Divida conosco, adoramos ouvir de nossos leitores!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Wednesday, May 27, 2015

Palavras da Fazenda!

Eu adoro organizar atividades divertidas para a Ervilhinha, estou sempre adicionando atividades extras aos currículos que compramos. E hoje em dia com acesso tão rápido e fácil a cliparts, fontes divertidas, videos e figuras, podemos criar uma variedade de atividades para ajudarem nossos pequeninos a aprenderem mais e se divertirem no processo.

Eu me lembro como se fosse ontem como as aulas na escola eram tediosas! Minha mente vagava longe do quadro, da professora, dos livros porque o método de ensino era tão tedioso quanto o que estava sendo ensinado e quem estava ensinando. Alguns professores eram criativos e faziam a aula divertida, até o simples fato de fazer uma brincadeira aqui outra lá para descontrair valia à pena!

Quanto mais sentidos envolvermos no processo do aprendizado, maiores a chance da informação ser retida, e quando experimentamos ou vivenciamos algo, há uma diferença ainda maior!

Hoje, vou lhes mostrar algumas atividades de Português que preparei para a Ervilhinha, o tema das atividades -  Fazenda!

Assim que imprimi a atividade para praticar ortografia das palavras, usei a plastificadora, ajuda a economizar tinta da impressora e ela pode utilizar a mesma folha várias vezes.



 Outra atividade, escolher a palavra que combina com a figura:


 Aqui, a Ervilhinha está cortando as palavras e colando-as no quadradinho correspondente:




Simples, né? Se você não tem todo o material que usei, não desista, use canetinhas coloridas, revistas velhas, peça que seu pequenino ajude você a montar a atividade junto! Use sua imaginção, no final você verá os resultados!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Thursday, May 21, 2015

Tópicos do Nosso Currículo de Matemática!

Nosso currículo de Matemática chama-se Math U See, gostamos muito do estilo do currículo com a utilização dos blocos manipulativos para auxílio do aprendizado, faz com que a Matemática saia do abstrato e se torne mais concreta para a criança.

Você pode rever o material antes de cada lição e ensinar seu filho, ou podem assistir o video juntos e começar as atividades. Nós assistimos o video de cada lição juntas, verifico se ela tem alguma dúvida e daí prosseguimos com as atividades.

Veja alguns dos tópicos e atividades em que trabalhamos até o presente:

Do currículo Math U See:

- Reconhecimento dos Números
- Escrevendo os Números
- Formas Geomátricas: Retângulo, Círculo, Triângulo
- Unidades e Dezenas
- Centenas
- Adição (vertical e horizontal)
- Adição de Dezenas

- Contando em Grupos de 2, 5 e 10
- Contando os minutos
- Contando as horas
- Subtração

Contando de 10 em 10 com os blocos manipulativos.

Contando os minutos no relógio.

Algumas outras atividade de Matemática que adicionei em nossa aulas foram:

Jogos

Quebra-cabeça


Flashcards

Entre tantas outras atividades!

Espero que você possa ter uma idéia do que pode ser ensinado no Jardim de Infância, mas confira primeiro quais os requerimentos do seu estado. 

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki












Tuesday, May 19, 2015

Calendário Escolar e Matérias!

O nosso estado -  Illinois, não faz muitos requerimentos em relação ao Homeschooling, porém precisamos ter 176 dias de aulas. Eu organizo em nosso calendário 2 semanas de Férias de Inverno (final de Dezembro) e 1 semana de Férias de Primavera (Spring Break).

Basicamente, quando escolho um currículo eu vejo o número de lições e divido por 36 semanas de aula, daí posso ter uma idéia de quantas aulas cada matéria precisará para completar o currículo. Nosso currículo de Matemática. Leitura e Ortografia terminou bem antes do final do ano escolar, mas iniciamos o novo currículo logo em seguida.

Quais as matérias que a Ervilhinha está aprendendo no Jardim?

- Matemática (5 dias)
- Leitura (5 dias)
- Ortografia/Soletração (5 dias)
- Ciências (2 dias)
- Geografia (2 dias)
- Artes (3 dias)
- Música (2 dias)
- Português (5 dias)
- Bíblia (5 dias)

Não temos um tempo designado para cada "aula", algumas atividades ela se envolve mais e pesquisamos mais a fundo, outras ela não demonstra muito interesse então fazemos apenas o necessário.

Nossa agenda atual inclui 4 dias longos e 1 dia curto.

E estamos há 3 semanas de nossas férias de verão e encerramento do Jardim de Infância, nem acredito que já estamos na reta final do calendário escolar, parece que foi ontem que começamos as aulas.


Tenham um bom dia e obrigada por vistarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Thursday, May 14, 2015

Aprendendo sobre Alexander G. Bell!

Nossa unidade de conhecendo os inventores e cientistas famosos - Alexander Graham Bell foi muito divertida!

Nascido na Escócia, em 1847 e ficou famoso por inventar o telefone, porém para ele sua maior contribuição para humanidade foi ensinar as pessoas com problemas auditivos a  comunicarem. Sua mãe era quase surda e seu pai era professor de oratória e ensinava as pessoas com problemas auditivos a comunicarem com o auxílio da "fala visível", onde as palavras eram divididas em sons simples, a um símbolo era utilizado para cada som. Colocando os símbolos em sequência as pessoas com problemas auditivos podiam assim se comunicarem.

Em 1871, um ano depois de sua família ter se mudado para o Canadá, Alexander se mudou para os Estados Unidos,

Em 1876, Alexander G. Bell enviou a primeira mensagem de telefone para seu amigo o Senhor Watson!

Veja a Ervilhinha trabalhando no vocabulário do livro sobre Alexander G. Bell:


Aqui, aproveitamos para praticar como podemos usar símbolos para comunicar:


Visto que trabalhei por um tempo com crianças com problemas auditivos aqui nos E.U.A, aproveitei o tema para ensinar à Ervilhinha alguns sinais da linguagem de sinais americana (ASL), ela gosta muito de aprender os sinais. 

Espero que tenham gostado do nosso artigo de hoje!

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem o nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Monday, May 11, 2015

Posso Ensinar Inglês em Casa?

Visto que sou praticante do ensino no lar, creio que você já saiba minha resposta! SIM!!! Hoje em dia, podemos aprender basicamente qualquer coisa online!
Mas talvez você se pergunte, por onde devo começar? Independente do nível de Inglês que seu filho já tenha, meu conselho seria aprender/ensinar a fonética das letras do alfabeto. Por quê? Para evitar a pronunciação incorreta. Pense bem, se você pronuncia uma palavra de forma incorreta as chances de escrevê-la incorretamente são bem maiores do que se você pronunciasse a palavra corretamente.

Exemplos:

Veja a palavra HOSPITAL: se escreve da mesma forma tanto em Inglês quanto em Português, porém se você com seu sotaque pronunciar a palavra sem o conhecimento do som que o "H" faz em Inglês, com certeza terá trabalho em ser entendido.

No Brasil, pronunciamos "ospital", enquanto em Inglês se pronuncia algo como "rospital".

HOTEL: a mesma regra acima se aplica, enquanto em Português pronunciamos como "otel" em Inglês pronunciamos "rotel".

Veja a pronúncia correta da palavras Hospital e Hotel. Digite uma das palavras ou ambas no Dictionary.com e clique no botão do som para poder ouvir a pronúncia correta. Você pode até baixar o app deles.

Mas saiba que algumas letras do alfabeto podem ter até 4 diferentes tipos de som, como por exemplo o "Y", ou o  "O".

Caso você queira aprender o som correto de cada letra, o programa de leitura e ortografia que uso com a Ervilhinha disponibiliza sem custo algum um app para que você possa utilizar e aprender a pronúncia correta dos fonemas em Inglês. Basta clicar em All About Learning Press e escolha escolha a opção que lhe serve.

Caso tenha maior interesse em saber sobre esse programa, deixe um comentário na área de comentários, ou visite o site All About Learning Press.

A Ervilhinha já está no segundo nível tanto do programa de leitura (All About Reading) quanto do programa de ortografia/soletração (All About Spelling), gostamos muito desse programa e recomendamos para todas as famílias!

Ervilhinha trabalhando com o programa de leitura.

Ervilhinha trabalhando no programa de ortografia/soletração.

Espero que o artigo de hoje tenha lhe ajudado a ver que sim, você pode utilizar vários recursos disponíveis e ensinar seu filho Inglês em casa, e aprender junto também! ;o)

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki



Friday, May 8, 2015

Como posso ajudar meus filhos?

Há alguns meses atrás recebi um e-mail de uma leitora do blog, que expressou um desejo em querer ajudar sua filha. Ela queria saber mais sobre o Homeschooling e como ela poderia ajudar a filha que estava sofrendo na escola com o bully, mas ao mesmo tempo tinha suas reservas referente ao Homeschooling e  quanto ao estar capacitada a ajudar sua filha não apenas academicamente, mas também emocionalmente.
Eu não tenho a receita do sucesso, mas sempre busco harmonizar minhas decisões com os princípios da Bíblia e suplico todos os dias à Deus que me ajude e que continue me guiando em minha jornada. A Ervilhinha foi um presente lindo que Deus me deu e me sinto muito feliz em assumir a responsabilidade de criar e nutrir esse ser tão lindo que Deus confiou em minhas mãos.
Em minhas pesquisas em como poder ajudar tal leitora, achei algo interessante aí no Brasil - o coaching!
Desde então entrei em contato com uma psicopedagoga aí no Brasil e perguntei se ela estava disponível e teria interesse em escrever alguns artigos aqui para o blog com o objetivo de oferecer ajuda e apoio. A comunidade de famílias que participam do Homeschooling aqui nos EUA, são o suporte necessário para o sucesso no Homeschooling e há também uma variedade de profissionais disponibilizando ajuda necessária, e assim vencemos cada desafio que aparece, mas dentre e-mails que recebo e notícias que vejo online, as famílias brasileiras ainda estão sofrendo nesse aspecto. Portanto hoje, para você leitor(a) do blog, lhes apresento nosso primeiro artigo sobre o Coaching e você vai ver que há algum tipo de ajuda profissional, tanto para as famílias que optam pelo método tradicional de ensino e para as famílias que optam pelo Homeschooling.

Por Marília Emmendörfer:

10 motivos para seu filho fazer Coaching Educacional


O Processo de Coaching Educacional realizará uma transformação na vida do seu filho. Através do comprometimento e de técnicas positivas vai resgatar a auto-estima, valorizando seus pontos fortes, proporcionando uma melhora significativa na sua vida escolar, familiar e social.Cada ponto tratado no processo de Coaching Educacional pode durar até dez sessões.

Segue abaixo 10 motivos para seu filho fazer o processo de Coaching Educacional:

1. Melhora significativa no desempenho escolar;

2. Melhora na administração do tempo, auxiliando na organização e planejamento do dia a dia;

3. Controle do Stress, buscando o equilíbrio emocional através do desenvolvimento da auto-estima;

4. Proporciona um aumento no potencial interno, tornando objetivos e valores mais claros através de uma identificação dos seus próprios valores.

5. Maior motivação e maior vontade do aprender;

6. Aumento das atitudes positivas;

7. Melhora da auto confiança ;

8. Torna-se mais flexível;

9. Desenvolve a criatividade e a capacidade de ousadia, tornando-se mais questionador;

10. Os resultados não serão apenas momentâneos, e sim para toda vida.





Se você estiver interessado em se informar mais sobre o Coaching, entre em contato com Marília Emmedöerfer no e-mail mariliaepsico@gmail.com.

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki


















Wednesday, May 6, 2015

Homeschooling - Material Didático!

Agore que você leu mais sobre o Homeschooling e está super interessado em praticá-lo, talvez se pergunte: Onde vou buscar material? Como saberei o que devo ensinar? Será que ensinarei tudo que seja necessário?

Essas perguntas são clássica das famílias que praticam o Homeschooling! Você não está sozinho nessa jornada!

Aqui nos E.U.A temos uma variedade de currículos, mas não creio que a realidade seja a mesma aí no Brasil, para as famílias que querem praticar o Homeschooling. Mas não se desespere, nem tudo está perdido! Dedique um pouco do seu tempo e faça pesquisa de material didático, por exemplo, em minha pesquisa online, digitei: livros de atividades para educação infantil, e surgiu um monte de websites com livros e exemplos de atividades que você pode comprar ou até mesmo usar para ter uma idéia e criar suas próprias atividades.

Um dos sites que achei foi o loja idéia criativa, há uma variedade de atividades prontinhas para você lá!

Se você têm conhecimento da Língua Inglesa, e gostaria de tentar algum dos currículos que utilizamos confira nossa lista de currículos:

Matemática: Math U See.

Leitura e ortografia/soletração: All About Reading e All About Spelling.

Ciências: Scientists & Inventors.

Geografia: Road Trip U.S.A

Artes: World's Greatest Artists Vol 1.

Música: World's Greatest Composers Vol 1.

Currículo de Jardim de Infância: k4 Curriculum.


Leve em consideração os objetivos do seu Homeschooling, as áreas de interesse de seus filhos e de repente até mesmo a carreira profissional que seu filho deseja obter no futuro (claro para o pequeninos isso ainda está longe).

Não cometa o erro de comparar o seu homeschooling com o de outras famílias, o progresso de seus filhos com o de outras crianças! Cada família é diferente, cada criança é diferente.

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki 



Tuesday, May 5, 2015

Claude Monet - Atividade de Pintura!

Amanhã continuaremos com nossa série de artigos para lhe ajudar como se prepar para o Homeschooling. Hoje vamos lhes mostrar como tentamos produzir efeito especial de ondas no mar.

De todos os artistas famosos que estudamos até agora, Claude Monet é um dos nossos favoritos, talvez porque gostamos muito de água.

Mostrei para a Ervilhinha como utilizar o material. Primeiro usamos azul claro para criar o fundo - a água:

Daí usamos o verde, para criar as ondas:


E o marrom, para criar profundidade:


Tudo baseado nas cores usadas por Claude Monet em Terrace at Sainte-Adresse, foto do livro Claude Monet - Mestre das Artes de Mike Venezia


Agora, veja a Ervilhinha trabalhando no projeto:


Ela usou tela e tinta tempera e vários tamanhas do pincéis:


Projeto final!!


Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Thursday, April 30, 2015

Homeschooling - o que fazer e por que escolher?

Agora que vocês já leram um pouco mais sobre o Homeschooling, o que é e os tipos de Homeschooling, você pode se perguntar por que escolher o homeschooling ao invés de mandar meu filho(s) ou filha(s) para a escola? A resposta dessa perguntar é bem pessoal, cada família tem seu motivo, tem sua visão do porquê!

Basicamente todos os pais querem dar o melhor aos seus filhos, e algumas famílias estão convencidas de que eles é que podem prover a melhor educação aos seus filhos. Verificando a definição de educar (Dicionário Online de Português) você verá que educar é "oferecer a alguém o necessário para que esta pessoa consiga desenvolver plenamente sua personalidade. Propagar ou transmitir conhecimento (instrução) a; oferecer ensino (educação) a , instruir". 

Quando uma família decide praticar o Homeschooling, ela está tomando total controle da educação de sua criança, não apenas transmitindo o conhecimento acadêmico, mas está ensinando a eles  valores morais e espirituais. Homeschooling vai bem além de "ensinar um curríclo" em casa!

Desde o jardim até a faculdade, estudei em escolas privadas. Meus pais sempre diziam que era a única coisa que podiam deixar para mim, a única coisa de valor que podiam realmente me dar - o ensino! E eu agradeço imensamente por tudo que fizeram para mim, pois sempre estudei em escolas boas. Mas hoje, vejo que tanto academicamente quanto emocionalmente, moralmente e espiritualmente eu sou capaz de prover a melhor educação para minha filha! Eu tenho confiança que estou criando uma cidadã com fortes valores morais e espirituais. Academicamente, minha filha não está para trás de nenhuma outra criança que vai para a escola, pelo contrário várias vezes o que escuto é bem o contrário. Quanto ao lado emocional, minha filha não sofre bully, não fica se comparando com outras crianças, sente-se confiante em si mesma. E jamais econtrarei palavras para definir nossa relação pessoal.

Todos nós sabemos que um bom cidadão começa dentro de casa, né? Portanto, o governo deveria ser o primeiro a "facilitar" a vida dos pais que decidem praticar o Homeschooling, mas infelizmente a situação é diferente aí no Brasil, e em alguns estados aqui dos E.U.A. também.

Se você mora no Brasil veja quais o requisitos necessários para praticar o Homeschooling, não sei os detalhes mas sei que muito progresso foi feito e a luta de muitas famílias continua. Se você deseja obter mais informações a respeito do Homeschooling no Brasil visite o site da Associação Nacional de Ensino no Lar.

Se você é brasileiro e mora aqui nos E.U.A., verifique primeiro as regulamentações do seu estado, cada estado tem diferente regulamentações e requisitos. Você pode encontrar informações no site do Homeschool Legal Defense Association.

Agora que você já coletou mais informações, sente com sua família e coloque em escrito o porquê de vocês optarem pelo Homeschooling, escrevam sua visão e seus objetivos com o Homeschooling. Coloque em escrito todos os detalhes possíveis. Acredite isso é importante, pois lhes ajudará a fortaceler sua defesa e também nos dias de dúvida e nos dias em que você estiver cansado rever os motivos lhe dará o estímulo necessário para seguir adiante.

Se necessário, sente com seus pais também (os avós) e explique sua intenção e seus motivos, todo apoio é bem vindo. Mesmo que você não receba apoio, pelo menos você fez sua parte em informá-los de sua decisão.


Ervilhinha trabalhando no calendário em Português.


Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

Tuesday, April 28, 2015

O que é Homeschooling? Quais os tipos de Homeschooling?

 Homeschooling and Unschooling são a mesma coisa? O que devo saber sobre Homeschooling? Que tipo de currículo posso usar? Recebi muitas perguntas e resolvi então falar mais sobre o Homeschooling, com o objetivo também de informatizar novos leitores e aliviar o preconceito que já existe sobre esse método de ensino.

O que é Homeschooling?

A prática do Homeschooling se refere ao ensino realizado em casa, também conhecido no Brasil como o ensino no lar.
Se você pensar bem, todos os pais praticam um pouco de Homeschooling quando ensinamos nossos filhos a reconhecer o ABC, os números, as cores, as formas geométricas.... e como ficamos orgulhosos quando eles aprendem rápido, né? Porém, o Homeschooling vai além disso!
Basicamente, a família escolhe um currículo ou vários (como no meu caso) e os pais ensinam aos filhos em casa. Há quem escolhe o ensino à distância, ou seja, através da Internet, o que neste caso eu considero estudo online, mas também entra na categoria de Homeschooling, visto que o ensino está sendo realizado dentro de casa.

O que é Unschooling?

Unschooling é um dos métodos de Homeschooling, também conhecido como "aprendizado natural", "aprendizado através de vivência" ou "aprendizado independente". Creio que já possa ter uma idéia de como funciona, né? Basicamente, não se segue um currículo específico, as famílias que praticam o Unschooling método, deixam que o interesse demonstrado pelas crianças e sua curiosidade determine o que será ser estudado e as atividade tradicionais são então introduzidas. Da mesma forma como as crianças aprendem a falarm a andar assim as crianças do Unschooling aprendem a Matemática, o gramática, Ciências, Geografia e etc...

Quais os outros métodos de Homeschooling?

Existem vários métodos de Homeschooling aqui nos E.U.A., mas vou mencionar os mais populares:

- Método Tradicional: utiliza o currículo tradicional da escola pública ou privada e também o sistema de avaliação tradicional, com testes e notas. Ideal para as famílias que estão começando o  Homeschooling e gostariam de saber se estão cobrindo o material ensinado na escola, mas pode ser também o método que requer mais esforço dos pais, e também os mais tedioso para as crianças.

- Método Eclético: o mais popular entre as famílias que praticam o Homeschooling e também o método que eu utilizo com a Ervilhinha. Nesse método, utilizamos vários currículos, e livros e diferentes tipos de atividades.

- Internet: basicamente a criança utiliza o computador conectado à Internet para aprender, existem várias escolas e programas que oferecem o ensino a distância.

- Método Waldorf: método de ensino baseado nos estudos e trabalhos de Rudolf Steiner, e salienta a importância de educar a criança como um todo - mente, corpo e espírito. Não se utiliza os livros tradicionais, as crianças criam seus próprios livros. Esse método também discarta o uso de computadores e TV pois acreditam que ambos não trazem benefícios para a saúde e criatividade das crianças.

- Método Montessori: nesse método a criança aprende em seu ritmo, de forma natural e o processo é direcionado pela própria criança. Montessori produz todo material utilizado e oferece também treinamento aos pais.

Espero que o artigo de hoje tenha sido informativo.



Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki









Friday, April 24, 2015

Camarão ao Molho de Tomate!

Hoje vou dividir aqui uma receita para aquelas noites em que você quer comer algo saudável, mas não sente muita disposição em preparar um jantar completo. A receita é simples, rápida e fácil! O que você precisa (porção para 2 adultos e uma criança):

- pão artesanal de sua preferência
- 1/2 kilo de camarão congelado ou fresco
- molho de tomate para macarrão
- 2 colheres de chá de alho picado (se você gosta de bastante alho na comida adicione mais - eu sempre adiciono mais) ;o)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Como preparar? Continue lendo este artigo!

Primeiro, descongele o camarão em água fria corrente...


Em seguida, adicione o azeite de oliva, o alho picado e o camarão então descongelado em uma frigideira de tamanho adequado...


Deixe o camarão cozinhar até que fique com uma cor rosada, opaca...


Agora, coloque em uma tigela de tamanho médio um pouco do molho de tomate para macarrão de sua preferência...


Em seguida, acrescente uma porção do camarão...


Agora, é hora de cobrir o camarão com molho de tomate para macarrão...


E leve ao forno pré-aquecido em 205 C, por entre 5-10 minutos, deixe o camarão no forno apenas até o molho começar a borbulhar, visto que o camarão já está cozido. Por isso que escrevi entre 5 - 10 minutos, pois depende do tamanho da porção, da quantidade de molho adicionado... fique de olho para garantir que o camarão não cozinhe demais.

Enquanto o camarão e o molho aquecem no forno, você pode cortar o pão artesanal em fatias, preparar a salada...


E assim que o molho estiver borbulhando, o jantar está pronto! Basta servir e aguardar os elogios da família! ;o)


A foto não faz justiça ao delicioso prato, mas você vai gostar se resolver fazê-lo!

** Lembre-se que não sou chef ou cozinheira profissional, mas gosto de dividir com meus leitores as minhas receitas preferidas. Vivemos em constante luta com o tempo e muitas vezes não temos tempo de preparar um jantar como gostaríamos, por isso adoro esse tipo de receita, em alguns minutos o jantar está pronto e tem valor nutricional.

Tenahm um bom fim de semana e obrigada por visitarem nosso blog!


Vanessa Z, Pawlicki