Thursday, April 30, 2015

Homeschooling - o que fazer e por que escolher?

Agora que vocês já leram um pouco mais sobre o Homeschooling, o que é e os tipos de Homeschooling, você pode se perguntar por que escolher o homeschooling ao invés de mandar meu filho(s) ou filha(s) para a escola? A resposta dessa perguntar é bem pessoal, cada família tem seu motivo, tem sua visão do porquê!

Basicamente todos os pais querem dar o melhor aos seus filhos, e algumas famílias estão convencidas de que eles é que podem prover a melhor educação aos seus filhos. Verificando a definição de educar (Dicionário Online de Português) você verá que educar é "oferecer a alguém o necessário para que esta pessoa consiga desenvolver plenamente sua personalidade. Propagar ou transmitir conhecimento (instrução) a; oferecer ensino (educação) a , instruir". 

Quando uma família decide praticar o Homeschooling, ela está tomando total controle da educação de sua criança, não apenas transmitindo o conhecimento acadêmico, mas está ensinando a eles  valores morais e espirituais. Homeschooling vai bem além de "ensinar um curríclo" em casa!

Desde o jardim até a faculdade, estudei em escolas privadas. Meus pais sempre diziam que era a única coisa que podiam deixar para mim, a única coisa de valor que podiam realmente me dar - o ensino! E eu agradeço imensamente por tudo que fizeram para mim, pois sempre estudei em escolas boas. Mas hoje, vejo que tanto academicamente quanto emocionalmente, moralmente e espiritualmente eu sou capaz de prover a melhor educação para minha filha! Eu tenho confiança que estou criando uma cidadã com fortes valores morais e espirituais. Academicamente, minha filha não está para trás de nenhuma outra criança que vai para a escola, pelo contrário várias vezes o que escuto é bem o contrário. Quanto ao lado emocional, minha filha não sofre bully, não fica se comparando com outras crianças, sente-se confiante em si mesma. E jamais econtrarei palavras para definir nossa relação pessoal.

Todos nós sabemos que um bom cidadão começa dentro de casa, né? Portanto, o governo deveria ser o primeiro a "facilitar" a vida dos pais que decidem praticar o Homeschooling, mas infelizmente a situação é diferente aí no Brasil, e em alguns estados aqui dos E.U.A. também.

Se você mora no Brasil veja quais o requisitos necessários para praticar o Homeschooling, não sei os detalhes mas sei que muito progresso foi feito e a luta de muitas famílias continua. Se você deseja obter mais informações a respeito do Homeschooling no Brasil visite o site da Associação Nacional de Ensino no Lar.

Se você é brasileiro e mora aqui nos E.U.A., verifique primeiro as regulamentações do seu estado, cada estado tem diferente regulamentações e requisitos. Você pode encontrar informações no site do Homeschool Legal Defense Association.

Agora que você já coletou mais informações, sente com sua família e coloque em escrito o porquê de vocês optarem pelo Homeschooling, escrevam sua visão e seus objetivos com o Homeschooling. Coloque em escrito todos os detalhes possíveis. Acredite isso é importante, pois lhes ajudará a fortaceler sua defesa e também nos dias de dúvida e nos dias em que você estiver cansado rever os motivos lhe dará o estímulo necessário para seguir adiante.

Se necessário, sente com seus pais também (os avós) e explique sua intenção e seus motivos, todo apoio é bem vindo. Mesmo que você não receba apoio, pelo menos você fez sua parte em informá-los de sua decisão.


Ervilhinha trabalhando no calendário em Português.


Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki

No comments:

Post a Comment