Wednesday, June 17, 2015

Bullying - como posso ajudar meu filho?

Incrível como os problemas que nossas crianças enfrentam hoje em dia aumentaram, comparado com os problemas que nossa geração tinha que lidar na mesma idade. 
As famílias que optam pelo Homeschooling não enfrentam esse problema diretamente mas não quer dizer que nossas crianças estarão completamente livres desse problema, visto que muitas fazem atividades extras e podem ser expostas ao Bullying também. 

Em 8 de Maio, postei um artigo com a colaboração de uma Psicopedagoga e hoje nossa parceria vai abordar um pouco mais a fundo o problema do Bullying. Por Marília Emmedörfer:

Bullying é um anglicismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angustia e sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. (Wikipédia)

Muito se fala sobre “Bullyng”. Um problema universal, que traumatiza a cada dia novas crianças.
Mas como conviver com ele?

Acredito que apesar de todo esforço no combate e na conscientização, precisamos nos mobilizar para preparar as crianças a recebê-lo e entender que mudar essa cultura deve levar mais tempo que imaginamos.

Por várias gerações o Bullying sempre existiu. Certamente nossos avós, pais e agora nós, tivemos que aprender a conviver e “ sobreviver” a esse problema humano e social.

Amadurecer a questão, orientando as crianças a como viver com ela, valorizando a auto estima, a ideia do “eu me conheço”, “sei quem sou”, com uma postura segura é uma das melhores formas de eliminar este problema.

Muitas vezes o Bullyng acontece de forma espontânea, pois o agressor também já pode ter sido uma vítima, e sem o suporte emocional adequado, de vítima naturalmente passa a ser vilão.

Há muitos anos convivemos com Bullying de uma maneira ignorante e ignorada. Nunca entendemos certo o que era, pois só conhecíamos a educação rígida, com as repreensões e intimidações de nossos pais e professores.

O tratamento do Bullyng  precisa ser orientado por profissional capacitado.

O Coaching educacional vai tratar este problema e orientar a criança tanto no caminho do agressor como no do agredido

Marília Emmendörfer

Caso tenha interesse em obter maiores informações entrem em contato com Marília Emmendörfer no seguinte endereço de e-mail: mariliaepsico@gmail.com.

Tenham um bom dia e obrigada por visitarem nosso blog!

Vanessa Z. Pawlicki




No comments:

Post a Comment