Tuesday, November 4, 2014

Quando o conhecimento é desvantajoso?

Em minha casa o macarrão caseiro é algo que apenas minha mãe sabe como fazer perfeitamente! Quando pedi dicas de como fazer o macarrão caseiro, perguntei à minha mãe quantas xícaras de farinha eu coloco? A resposta que recebi foi: vai acrescentando a  farinha até que a massa fique boa, na consistência ideal!Quanta ajuda, né?

Percebeu agora, quando o conhecimento é desvantajoso? Quando você não sabe passá-lo adiante! Ser bom ou excelente em algo não significa que você é bom em ensinar isso à alguém! E isso é um lembrete importante para mim e para todos os pais que estejam fazendo o Homeschooling, ou aos pais que estejam ajudando seus filhos em casa com as tarefas escolares.

Tanto na escola quanto na faculdade, tive professores que sabiam muito sobre o assunto que estavam ensinando, mas quando se tratava de passar o conhecimento adiante falhavam. Por isso, seja empático, lembre-se que sua(s) criança(s) não sabe(m) o que você já sabe. Sei que parece ser um conselho redundante, mas acredite em mim, necessário.

Mantenha o ensino simples, se preciso divida o assunto em porções menores para que o aprendizado seja menos traumatizante e mais próspero. Às vezes é preciso desacelerar ou até mesmo revisar algo para poder seguir adiante com sucesso.

Aprendi a importância de praticar constantemente com a Ervilhinha o reconhecimento das letras do alfabeto! Não cometa o erro em assumir que uma vez que seu filho(a) saiba dizer o alfabeto completo em ordem basta. A criança precisa saber reconhecer cada letra individualmente, fora da ordem alfabética, dentro das palavras. Todo esse processo de reconhecimento das letras e sua ordem ajuda a criança a aprender que as letras formam palavras, e que as palavras por sua vez são usadas para comunicação.

Ervilhinha organizando todas a letras do alfabeto.

Ervilhinha organizando uma seção das letras do alfabeto.
Espero que estejam gostando dos artigos.

Tenha um bom dia!

Vanessa Z. Pawlicki

No comments:

Post a Comment